Criações em papel, enfeitando todos os momentos

CURIOSIDADES DO RITUAL DO CASAMENTO

• A cerimônia de casamento nasceu na Roma antiga, nessa forma de ritual formal, com sacerdote, vestido especial para noiva, festa e tudo mais. Com o passar do tempo a tradição pegou e perdura até os dias de hoje. Também foi lá que as primeiras uniões civis aconteceram e onde a mulher poderia se casar com a pessoa que escolhesse e por livre vontade.

• Muitos anos atrás quando um homem se apaixonava por uma mulher ele capturava a pretendente (mesmo contra a sua vontade) e a escondia por um mês (de uma lua cheia a outra) em algum lugar afastado das famílias envolvidas. Durante esse período todo ele oferecia a ela uma bebida adocicada com mel extremamente afrodisíaca, de maneira que ela caísse em seus braços. Foi desse costume que nasceu a Lua de Mel.

• Nossas antepassadas usavam buquês de noivas com vários tipos de flores e também de ervas. Os mais populares eram o de alho (que afugentava os maus espíritos), os de violeta ( que representava a modéstia), os de hera (representava a fidelidade ao amado), as rosas vermelhas (a paixão) e o lírio representando a pureza. Para o casal que queria alegria e muitos filhos eram usados os buquês de flores de laranjeira.

• Os padrinhos antigamente eram mais guarda costas do o melhor amigo. Claro que se convidava um bom amigo, mas geralmente ele deveria ser um guerreiro para ajudar a proteger a noiva de possíveis sequestradores (que era muito comum antigamente, raptar a noiva antes do casamento).

• A tradição da noiva sempre ficar do lado esquerdo do noivo era para que este pudesse estar com o braço direito livre para sacar sua espada em algum sinal de perigo.

• As flores hoje colocadas em todo o caminho percorrido da noiva até o noivo era um costume romano, já que eles acreditavam que as pétalas de flores fariam com que a união fosse de muita sorte e de muito carinho de um com o outro.

• Na antiga Grécia a noiva usava um véu para protegê-la do mal olhado e também de seus admiradores. A tradição perdura até hoje.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s